ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL: O PROTAGONISMO DO LAICATO NA COMUNIDADE DIOCESANA DE GUARABIRA

No último sábado, 11 de novembro, a Diocese de Guarabira concluiu a XVI Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no Santuário Padre Ibiapina, em Santa Fé – Solânea, Paraíba. Em pauta, a realidade diocesana foi avaliada em conjunto pelo clero diocesano e pelos líderes de movimentos e pastorais, religiosos e religiosas, a partir disto foram construídos objetivos e metas para a diocese em diferentes níveis de ação: pastoral, comunidade, paróquia, região e diocese.
A assembleia também foi constituída por representantes da comunidade leiga, representada pelos líderes de ações de envolvimento religioso e social, a saber: Encontro de Casais com Cristo (ECC), Pastoral da Criança, Renovação Carismática Católica (RCC), Pastoral do Terço dos Homens (PASTHOM), Comissão Pastoral da Terra, Escola de Formação Missionária, Pastoral Operária, Escola de Fé e Política, Grupo Bom Pastor, dentre outros. Todos trouxeram à discussão preciosos acréscimos à dinâmica diocesana.
Com a Festa de Cristo Rei, celebração do encerramento do ano litúrgico, inaugura-se o Ano Nacional do Laicato, o qual busca estimular o protagonismo da comunidade leiga no âmbito católico, despertando discípulos e discípulas para o compromisso da evangelização. O Ano do Laicato terá como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.
Em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a assembleia da Diocese de Guarabira estabeleceu como foco o laicato, com vistas de evangelização e formação dos líderes leigos que conduzem pastorais, movimentos e comunidades, estes coordenadores atuam como pastores a conduzir os rebanhos de Cristo Jesus. Nas palavras do Monsenhor Aldemiro Sena, bispo eleito de Guarabira: “as nossas prioridades pastorais continuem sendo fomentadas na formação dos leigos, na dinâmica da fé  e política, da Família e da pastoral orgânica da nossa Diocese”. Não cessa também o desejo e a busca por ser uma Igreja em saída, atuando na direção apontada pelo Sumo Pontífice, Papa Francisco.
  Nesta assembleia, junto ao o administrador diocesano Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa, reuniram-se representantes das cinco regiões pastorais da Diocese de Guarabira: Alagoa Grande, Solânea, Araruna, Pirpirituba e Guarabira; nestes setores se incluem todas as paróquias e áreas pastorais da diocese. Em união, foi delimitada a prioridade para toda a comunidade diocesana: “Formação na vida comunitária para o protagonismo do laicato nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)”. Para tanto, foram delimitadas metas e estratégias metodológicas que constituem o caminho para o cumprir dos objetivos, conforme a realidade e as urgências de cada região pastoral. Também foram eleitos os sacerdotes representantes de cada área e os leigos que atuarão em parceria na comissão coordenadora de cada região.  Em essência, as referidas áreas determinaram como prioridade a formação de cunho catecumenal e litúrgico para líderes e animadores.
De igual modo, avaliou-se o calendário diocesano, indicando as localidades nas quais acontecerão as festas litúrgicas, como Pentecostes e Cristo Rei, e os eventos de integração de grupos e pastorais, ao exemplo do Simpósio da Comunicação do Mundo Contemporâneo desenvolvido pela Pastoral da Comunicação (PASCOM) e a XVII Assembleia Diocesana de Pastoral.
Os resultados da XVI Assembleia Diocesana de Pastoral apontam em direção à comunidade leiga, a fim de que esta bem conheça a Igreja, a sua doutrina e os fundamentos que a regem. Fortalece-se, então, a missão de cultivar no laicato o amor ao Cristo e a Santa Mãe Igreja, a fim que os leigos consigam “ser Sal da Terra e Luz do Mundo” e atuem na conversão e no resgate de ovelhas distantes do rebanho do Senhor.

fonte:http://www.diocesedeguarabira.com.br/

Categoria:Destaques