“Dom Marcelo continua vivo no coração de quem o conheceu”, diz dom Aldemiro durante lançamento de livro

O livro “Um bispo que amava os pobres”, que aborda a trajetória profética de Dom Marcelo Pinto Carvalheira – o 1º bispo da Diocese de Guarabira – em favor dos pobres, de autoria do Jornalista e Diácono José Nunes, foi lançado na noite desta sexta-feira (30), em Guarabira, no Memorial que leva o nome de Dom Marcelo.

O vice-prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, representou na ocasião o prefeito Zenóbio Toscano. O bispo diocesano, dom Aldemiro Sena dos Santos, representou a Diocese de Guarabira e em seu discurso lembrou que conheceu pessoalmente Dom Marcelo quando fez seu retiro como Diácono no Memorial do Padre Ibiapina, em Santa Fé. “Dom Marcelo continua vivo no coração de quem o conheceu, especialmente dos pobres e de todos que lutam por um Evangelho vivo”, pontuou dom Aldemiro.

Familiares do homenageado também participaram.

História


Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira (PB). Tendo sido ordenado sacerdote em Roma, em 1953, foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em outubro de 1975, e ordenado bispo aos 47 anos em dezembro de 1975 pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

Como bispo e arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Foi delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).

Arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira morreu aos 88 anos, em 25 de março de 2017, no Recife. Pernambucano, o arcebispo foi um dos colaboradores de dom Helder Câmara durante o regime militar no Brasil.

Pascom
Colaboração: Pe. Gaspar Rafael

Categoria:Destaques